A Polícia Federal (PF) deflagrou, entre os dias 11 e 12 de novembro, a Operação Fox Três para enfrentar o garimpo ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A ação ocorreu com apoio do Exército Brasileiro, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Ministério Público Federal (MPF). As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (14).
As equipes percorreram pontos de exploração clandestina na Comunidade Água Fria, em Cachoeira do Urucá e na alça do rio Maú. Equipamentos empregados na extração de minério foram destruídos para impedir a continuidade das atividades.
A Força de Defesa da Guiana também participou da operação, inutilizando acampamentos e dragas instalados na margem guianense do rio Maú. A colaboração ampliou o alcance das medidas na região de fronteira.
De acordo com a PF, o objetivo é interromper práticas que causam danos ambientais e colocam em risco a saúde das comunidades indígenas que ocupam a Raposa Serra do Sol.
