Roraima ultrapassou a marca de 186 quilos de ouro apreendidos em ações contra o garimpo ilegal, após uma nova interceptação feita nesta segunda-feira (20). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou 48 barras de ouro, totalizando 37,4 kg, escondidas em uma picape na BR-174, em Boa Vista. O material, com valor estimado em mais de R$ 28 milhões, veio de Manaus e tinha como destino a capital roraimense.

O condutor, morador do Pará, foi preso e levado à Polícia Federal. Ele afirmou que apenas fazia o transporte do veículo.

Nos últimos dois anos, o Estado tem registrado crescentes apreensões de ouro ilegal. Em agosto de 2025, a PRF apreendeu 103 quilos na BR-401, o maior volume já interceptado em Roraima. Outros 21 quilos foram apreendidos em novembro de 2024 em Rorainópolis, além de 11,6 quilos inteceptados, neste mês, na BR-174.

No mesmo dia, duas ações ocorreram dentro da Terra Indígena Yanomami. Na base de Pakilapi, quatro homens foram detidos ao tentarem furar uma barreira no rio Uraricoera com cerca de duas toneladas de cassiterita. Em outro ponto do rio, acima da comunidade Herebe, quatro acampamentos, três balsas e uma canoa foram destruídos, além da apreensão de mais mil quilos do minério.

“Estamos atacando a logística do garimpo. A repressão nas estradas e dentro da terra indígena tem sido fundamental para impedir o avanço da atividade ilegal”, afirmou Nilton Tubino, da Casa de Governo em Roraima.