A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) deram início a uma nova fase do “Plano de Contingência da Estiagem”, com foco na prevenção de queimadas e no apoio a comunidades vulneráveis durante o período seco.
O plano envolve o treinamento de produtores rurais e moradores em práticas seguras, como o uso controlado do fogo e a construção de aceiros. Só em setembro, a ação mobilizou 240 pessoas em seis municípios do interior.
De acordo com o tenente-coronel Leonardo Menezes, gerente de Operações da Defesa Civil, o trabalho deve seguir por dez semanas, atendendo ao menos 11 municípios, especialmente em áreas de agricultura familiar.
“Não podemos esperar os desastres acontecerem. Por isso, o planejamento é antecipado, envolvendo diversos agentes e órgãos já mobilizados”, disse.
A vegetação característica de Roraima, conhecida como lavrado, facilita a propagação do fogo durante a seca, que se intensifica entre novembro e fevereiro.
Além do CBMRR e da Defesa Civil, o plano conta com apoio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), Secretaria de Saúde (Sesau), Secretaria de Agricultura (Seadi), Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).