A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou nesta quinta-feira (21) o nome do senador Mecias de Jesus (Republicanos) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). A indicação partiu do governador Antonio Denarium (PP), como previsto na legislação estadual, e agora aguarda nomeação oficial.
Durante a votação no plenário da Assembleia, realizada à tarde, 22 dos 23 parlamentares presentes votaram a favor da indicação, que foi feita em votação secreta. Mecias acompanhou a sessão presencialmente. Mais cedo, ele também foi sabatinado por uma comissão especial formada pelos deputados Soldado Sampaio, Marcos Jorge, Jorge Everton, Renato Silva e Chico Mozart. O parecer da comissão foi unânime pela aprovação.
A vaga no Tribunal de Contas foi aberta com a aposentadoria de Manoel Dantas em junho. A legislação permite que uma das cadeiras seja preenchida por nome de confiança do Executivo, desde que aprovado pela ALERR.
Mecias já exerceu seis mandatos consecutivos como deputado estadual e está no Senado desde 2019. Apesar da longa carreira, seu nome é envolvido em controvérsias. Ele foi condenado por envolvimento no Escândalo dos Gafanhotos.
Em abril de 2024, foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que apreendeu R$ 50 mil em espécie em seu carro, em Alto Alegre. A apreensão ocorreu após denúncias de compra de votos na eleição suplementar para prefeito. O senador negou qualquer ilegalidade.
Ao assumir a função no TCE-RR, Mecias deixará o Senado. A vaga será ocupada por sua suplente, Roberta Leontina Xisto Acioly.