O Ministério Público Federal (MPF) promove, nesta quinta-feira (14), uma audiência pública em Uiramutã para tratar da vigilância territorial exercida por comunidades indígenas e do aumento do fluxo de pessoas e mercadorias na fronteira com a Guiana.

O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo de Uiramutã, a partir das 9h, e se estenderá durante todo o dia. A audiência será conduzida pelos procuradores Alisson Marugal e Miguel de Almeida Lima.

Uiramutã é o município com maior proporção de população indígena no Brasil: 96% de seus moradores se autodeclaram indígenas, segundo o Censo 2022. A área está localizada inteiramente na Terra Indígena Raposa Serra do Sol e enfrenta crescente circulação de bens e pessoas, muitas vezes relacionados ao garimpo ilegal na Guiana.

Em reação, os povos indígenas têm se articulado para proteger seus territórios. O MPF busca compreender como essas ações podem fortalecer o trabalho dos órgãos de segurança, dentro dos parâmetros legais.

A audiência convida comunidades indígenas, sociedade civil, comerciantes e representantes públicos a participarem das discussões. O objetivo é reunir sugestões e construir soluções para a realidade da região de fronteira.