A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) realizou uma audiência pública em Pacaraima para apurar denúncias de abusos praticados por empresas privadas de educação contra professores indígenas. De acordo com o defensor público Cássio Emanuel, há indícios de que cursos foram contratados sem o consentimento dos educadores, que tiveram seus dados usados de forma irregular.
As denúncias envolvem também ameaças e pressões ilegais, como promessas de ações judiciais, descontos em folha e ligações constrangedoras a contatos próximos das vítimas. Professores afirmam ter feito pagamentos por medo de sofrer consequências administrativas.
Outro fator grave é o uso não autorizado de nomes de servidores públicos, que teriam sido citados falsamente como indicativos ou intermediários da contratação dos cursos.
A defensoria já iniciou a coleta de relatos formais, por meio de formulário eletrônico, com prazo até 15 de agosto, e orientou os educadores a registrarem boletins de ocorrência e reunir documentos para eventual ação coletiva. A atuação pode ocorrer pelas vias judicial e extrajudicial.