Dados do Ministério do Turismo mostram que Roraima teve um aumento de 26,39% no número de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur entre janeiro e julho de 2025. O Estado teve o terceiro maior crescimento proporcional da Região Norte, contribuindo com o avanço regional de 24,31%.

O Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) explica que o bom desempenho é resultado de visitas técnicas e campanhas informativas em locais estratégicos, como Tepequém, onde donos de pousadas e restaurantes foram orientados sobre a importância da legalização de seus empreendimentos.

Para Bruno Muniz de Brito, diretor do Detur, o número representa o fortalecimento institucional do setor no Estado.

“Tivemos mais de 20% de crescimento e isso mostra que o turismo está se estruturando. O Cadastur assegura mais visibilidade, acesso a políticas públicas e, principalmente, proteção ao turista”, pontuou.

No Brasil, o Cadastur somou 180.049 registros ativos em 2025, contra 166.409 no ano anterior. O cadastro é obrigatório para diversos segmentos e gratuito, além de ser uma ferramenta que amplia a formalização e legalidade do setor.