Uma ação integrada das forças de segurança destruiu um avião usado para abastecer garimpo ilegal em Caroebe, no sul de Roraima. A aeronave foi encontrada em uma pista de pouso clandestina durante uma operação realizada na sexta-feira (24).

A operação teve como objetivo combater crimes ambientais e o crime organizado. A divulgação da ocorrência ocorreu nesta segunda-feira (27).

Conforme a polícia, o avião tinha adaptações na estrutura para transportar uma quantidade maior de carga. A suspeita é de que a aeronave estivesse ligada a organizações criminosas envolvidas com o narcogarimpo.

O equipamento era utilizado para levar combustível de aviação, alimentos, armamentos e drogas até áreas de mineração ilegal.

As equipes optaram pela destruição da aeronave porque o ponto onde ela estava localizado era de difícil acesso e não havia condições técnicas para retirá-la com segurança. O procedimento foi feito por meio de incineração controlada.

A ação reuniu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Civil (DRE/PCRR), Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Deint/Sesp), Força Nacional, Ibama e Casa de Governo.