O prazo para emissão do primeiro título de eleitor e regularização de pendências na Justiça Eleitoral termina nesta quarta-feira (6) em todo o país. O atendimento pode ser feito nos cartórios eleitorais ou pelo sistema de autoatendimento online, disponível para quem já possui biometria cadastrada.

O prazo contempla quatro serviços: alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências eleitorais.

Quem não regularizar a situação dentro do prazo não poderá votar nas Eleições 2026, em outubro, além de enfrentar restrições como impedimento para emissão de documentos oficiais, posse em cargos públicos e matrícula em instituições públicas.

Segundo o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à eleição.

Por isso, o cadastro eleitoral será encerrado a partir desta quinta-feira (7) em todo o país, tanto presencialmente quanto online, permanecendo fechado até novembro de 2026.

Devem ficar atentos ao prazo jovens que vão votar pela primeira vez, eleitores que mudaram de município, pessoas com título cancelado ou pendente e cidadãos que precisam atualizar dados cadastrais.