A vacinação de profissionais de saúde da Atenção Primária começou em Roraima com o imunizante brasileiro contra a dengue, desenvolvido pelo Instituto Butantan. A ação faz parte da estratégia nacional do Ministério da Saúde, que prevê proteger 1,2 milhão de trabalhadores. No estado, 1,8 mil doses já foram entregues, beneficiando cerca de 4,2 mil profissionais.
A vacina é de dose única, tetraviral, 100% nacional e protege contra todos os quatro sorotipos da dengue. O público-alvo inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, agentes comunitários e multiprofissionais, além de pessoal administrativo das unidades de saúde.
“A vacinação começa por aqueles que estão na linha de frente, visitam residências, monitoram criadouros do mosquito e recebem os primeiros casos de dengue”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A aplicação para outros públicos deve se iniciar no segundo semestre, priorizando adultos mais velhos, e a produção nacional deve aumentar em até 30 vezes por meio de parceria com a China.
