O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destinou 400 kg de alimentos não perecíveis apreendidos em operação contra garimpo ilegal a catadores de recicláveis e a uma associação que atende famílias em situação de vulnerabilidade social em Roraima. A ação ocorreu na segunda-feira (9) e foi divulgada nesta terça-feira (10).

O material foi apreendido no dia 5 durante uma operação conjunta com a Polícia Federal, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Força Nacional. Segundo o órgão, os alimentos estavam em um avião que apoiava logisticamente atividades ilegais de garimpo no município de Mucajaí, sul do estado.

Foram beneficiados catadores de Boa Vista e Caracaraí, que fazem parte do Fórum Estadual Lixo e Cidadania de Roraima (FELC), além da Associação Grupo de Mães Anjos de Luz.

O Ibama reforçou que a iniciativa tem como objetivo dar destino adequado aos bens apreendidos e apoiar a população local, unindo fiscalização ambiental e responsabilidade social.