Durante o vazio sanitário da soja em Roraima, é proibido plantar, cultivar ou manter plantas vivas da cultura no campo. O período começou em 19 de dezembro e segue até 18 de março, conforme determina a Portaria nº 821 da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).

Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Marcos Prill, o cumprimento integral da medida é essencial para a eficácia do controle sanitário.

“Uma única planta mantida no campo pode servir de hospedeira para o fungo e comprometer todo o esforço coletivo. O objetivo do vazio sanitário é quebrar o ciclo da praga”, explicou.

A liberação do plantio ocorre a partir de 19 de março, com prazo final em 26 de junho, período em que os produtores poderão realizar a semeadura da safra 2025/2026.