Quase 21 mil eleitores de Roraima ainda não possuem cadastro biométrico, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, 20.950 estão nessa situação, o que representa 5,43% do eleitorado estadual, que soma 385.527 pessoas aptas a votar.
A situação eleitoral pode ser consultada no site do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), na área de “Autoatendimento do Eleitor”, mediante informação do CPF ou do número do título. Outra opção é o Serviço de Atendimento Virtual ao Eleitor, disponível pelo WhatsApp 2121-7001, das 8h às 14h.
O cadastramento biométrico foi interrompido em 2020, durante a pandemia de covid-19, como medida para evitar aglomerações. Nesse período, o atendimento ocorreu apenas de forma virtual, pelo título-net. Com isso, eleitores que tiraram o primeiro título entre 2020 e 2022 não tiveram as digitais, assinatura eletrônica e fotografia coletadas.
Para regularizar a biometria, é necessário atendimento presencial em qualquer cartório eleitoral do estado ou no Fórum da Cidadania, em Boa Vista, das 8h às 14h. O eleitor deve apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço atualizado.
Desde 2008, o sistema biométrico é utilizado pela Justiça Eleitoral para identificar eleitores no momento da votação, com o objetivo de evitar fraudes e garantir que cada pessoa vote apenas uma vez.
