O governo federal autorizou nesta quinta‑feira (8) o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, norte de Roraima, por 90 dias, em resposta à crise política e militar instaurada na Venezuela após ações dos Estados Unidos que culminaram com a captura, no sábado (3), do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

A portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, publicada no Diário Oficial da União, prevê que os agentes apoiarão as forças de segurança estaduais em atividades e serviços considerados essenciais para garantir a ordem pública e a proteção da população nestas cidades fronteiriças.

Boa Vista, polo urbano e administrativo do estado, e Pacaraima, principal porta de entrada terrestre entre Brasil e Venezuela, têm sido foco de atenção das autoridades diante dos efeitos da crise regional sobre o fluxo migratório e possíveis pressões sobre a segurança pública local.

A medida reforça a articulação entre segurança federal e estadual, com o objetivo de manter a estabilidade e prevenir incidentes no contexto de incertezas decorrentes dos acontecimentos recentes na Venezuela.