A Polícia Civil de Roraima, por meio do 4º Distrito Policial (4º DP), em parceria com o Departamento de Inteligência (Deint) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), desarticulou nesta quinta-feira (18) uma organização criminosa voltada ao estelionato eletrônico e à lavagem de dinheiro.
O delegado Thiago Alexandre explicou que a investigação começou em outubro de 2024, após golpe complexo contra uma rede de supermercados de Boa Vista, que gerou prejuízo superior a R$ 340 mil. Os criminosos enganaram funcionários usando mensagens via WhatsApp, se passando pelo proprietário da empresa.
A atuação do Deint permitiu identificar a autoria e mapear o esquema de lavagem, que envolvia 18 beneficiários. O principal líder do grupo estava em Cuiabá, Mato Grosso, e o bando utilizava diversos chips telefônicos para dificultar rastreamento.
A Justiça da 2ª Vara Criminal de Boa Vista determinou bloqueio de contas, bens, quebra de sigilo bancário e cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços em Cuiabá, com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso (PJC-MT).
Durante as ações, foram apreendidos dois veículos de alto valor, celulares, chips, notebook e CPU, além de provas de tentativa de golpe usando perfis falsos de pessoas politicamente expostas em Roraima.
