Policiais de Roraima receberão reajuste salarial de quase 24% após a edição de uma medida provisória (MP) publicada nesta segunda-feira (1º) pelo governo federal. A medida também beneficia profissionais da segurança pública do Distrito Federal, Amapá e Rondônia.
O anúncio foi feito pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela informou que a MP entrou em vigor imediatamente após ser assinada.
Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o aumento atende forças de segurança financiadas pela União. Ele afirmou que a valorização salarial integra a política federal de fortalecimento da área. “Valorizar o policial é fundamental para melhorar as ações de segurança pública”, disse.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, detalhou que o pagamento será feito em duas parcelas, a primeira este ano e a segunda, em 2026. Ela afirmou que há distinções entre as categorias contempladas, sem apresentar números.
O governo também enviará ao Congresso um projeto de lei em regime de urgência com propostas de reestruturação e modernização das carreiras do Executivo federal. O texto reúne 24 iniciativas negociadas com entidades dos servidores, informou Gleisi.
Dweck disse que a divisão entre MP e projeto ocorreu por razões orçamentárias. Segundo ela, o reajuste precisava vigorar a partir de 1º de dezembro, enquanto as outras mudanças têm validade prevista só para abril de 2026 e não poderiam constar na medida provisória por falta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e orçamento aprovado.
O ato de assinatura ocorreu durante cerimônia fechada no Palácio do Planalto, com registros divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Com informações de InfoMoney
