A Polícia Federal prendeu em flagrante um venezuelano que sacava mensalmente um benefício previdenciário no Brasil, apesar de morar na Venezuela. A prisão ocorreu no Posto de Triagem da PF em Pacaraima, no norte de Roraima, quando ele buscava renovar sua autorização de residência. As informações foram confirmadas nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Previdência.
Durante o atendimento, o homem relatou espontaneamente que vive em Santa Elena de Uairén e nunca morou no Brasil. Ele afirmou que cruzava a fronteira apenas uma vez ao mês para retirar o benefício. Também disse que uma sobrinha o ajudou a obter o pagamento, indicando os documentos a apresentar no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ficando com parte do valor.
De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido de forma irregular já provocou prejuízo superior a R$ 39 mil. A estimativa de economia futura com o encerramento do esquema supera R$ 175 mil.
A prisão foi feita pela Polícia Federal, com apoio da CGINP e do Ministério da Previdência.
