Representantes do setor privado e da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) se reuniram nesta quinta-feira (30) para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento do comércio entre Brasil e Guiana.

O encontro, liderado pelo presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), contou com a presença da presidente da Câmara de Comércio Brasil-Guiana, Ilaine Hens Dias, e de empresários locais.

Entre os temas abordados estavam os obstáculos aduaneiros enfrentados por transportadores de Roraima, o reconhecimento da Câmara de Comércio como entidade de utilidade pública e medidas para ampliar a integração econômica entre os dois países.

“A Guiana vive um momento ímpar de oportunidades em Roraima”, destacou Ilaine Hens Dias. Segundo ela, a cooperação entre o setor privado e o poder público é essencial para fomentar o desenvolvimento conjunto.

Soldado Sampaio defendeu a realização de um seminário ou audiência pública sobre o tema, com a participação de autoridades guianenses e federais.

“Estamos falando de importação e exportação mútua, turismo e tudo o que possa estreitar o relacionamento”, afirmou.

Já o presidente da Coopertan, Dirceu Lana, alertou que transportadores locais ainda enfrentam dificuldades para obter o “permiso complementario”, autorização exigida para circular na Guiana.

“Precisamos chegar a um consenso e resolver esses entraves para manter a parceria e garantir uma convivência harmônica”, completou.