A Secretaria de Saúde (Sesau) de Roraima recebeu três certificações durante a reunião anual dos coordenadores estaduais do Programa de Controle da Tuberculose, promovida neste mês pelo Ministério da Saúde em Brasília (DF). O evento reuniu gestores e técnicos de todo o Brasil para avaliar estratégias e metas de enfrentamento da doença.
“Isso demonstra o esforço conjunto do Estado e dos municípios no fortalecimento das ações de controle da doença e na ampliação do acesso aos testes e tratamentos recomendados pelo Ministério da Saúde”, afirmou Ângela Felix, gerente do Núcleo de Controle da Tuberculose.
Roraima recebeu certificados pelo maior percentual de municípios com cura de casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial (46,7%), pela proporção de casos de coinfecção tuberculose/HIV em uso de TARV (Tratamento Antirretroviral) (53,3%) e pelo percentual de municípios que realizaram teste rápido molecular para diagnóstico da tuberculose (80%).
Ângela Felix explicou que controlar a tuberculose no Estado não é simples.
“Temos uma alta incidência e taxa de mortalidade, além de populações de risco como imigrantes, indígenas e pessoas privadas de liberdade, cada uma com suas particularidades.”
