O Ministério Público de Roraima (MPRR) denunciou, na quinta-feira (23), oito militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) pelos crimes de tortura e abuso de autoridade, após agressões a um técnico de celulares de 28 anos em novembro do ano passado, no bairro Santa Luzia, zona oeste de Boa Vista. As informações foram divulgadas nesta sexta (24).
De acordo com a denúncia, a vítima estava na frente de casa com um amigo quando os policiais chegaram armados. Parte da equipe rendeu os homens, enquanto outros invadiram o imóvel em busca de uma motocicleta supostamente furtada.
Sem localizar o veículo, o técnico foi levado para um quarto e agredido com socos, chutes, porretes e pedaços de madeira, sendo interrogado sobre a motocicleta. Os policiais também vistoriaram outros cômodos e foram a outro endereço, mas não encontraram provas. Questionamentos sobre drogas no imóvel também não tiveram resultados.
Antes de se retirar, os denunciados registraram fotos e avisaram que “sabiam aonde voltar” caso a denúncia fosse formalizada. A promotora Lara Von Held Fagundes afirmou que a medida busca responsabilizar abusos de força e garantir a dignidade humana. O MPRR pede ainda a perda dos cargos e indenização mínima de R$ 10 mil à vítima.
