Com a malária ainda entre as principais causas de morte na Terra Yanomami, 14 caixas de insumos chegaram esta semana a Boa Vista. A operação, coordenada pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II, visa reforçar o diagnóstico e prevenção da doença.

O transporte foi realizado pela aeronave KC-390 Millennium, do 1º/1º GT da FAB, e os materiais incluem glicerol e álcool metílico, usados em exames laboratoriais. Após chegada e preparo a Boa Vista, serão distribuídos conforme a necessidade das comunidades Yanomami, garantindo abastecimento pelos próximos 12 meses, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y).

O coordenador de saúde, Maurício Tomé Rocha, destacou que o material é fundamental para o combate e prevenção da doença na região.

A operação mostra a importância da coordenação entre órgãos federais e Forças Armadas para enfrentar os desafios logísticos e manter a saúde das comunidades indígenas.