A Polícia Civil de Roraima prendeu, na quinta-feira (16), um jovem de 25 anos suspeito de liderar uma facção criminosa com atuação na região sul do Estado. A operação, no município de Rorainópolis, contou com apoio das forças de segurança estaduais e resultou na prisão de outros dois envolvidos, além da apreensão de armas, drogas e equipamentos.
Segundo a polícia, o líder detido é conhecido por coordenar ações criminosas de dentro e fora das unidades prisionais. Uma das investigações envolvia o furto de materiais pertencentes a um policial, que estariam sendo vendidos para integrantes da facção.
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 2,8 kg de entorpecentes — incluindo pasta base, cocaína e skunk — além de munições, carregadores e bilhetes com ordens internas. Uma algema que pertencia ao policial também foi recuperada.
O delegado Hans Hellebrandt destacou a importância da ação.
“Essa operação mostra a capacidade de articulação da facção e a necessidade de respostas firmes por parte do Estado”, disse.
O trio foi autuado por tráfico de drogas, organização criminosa e posse de munição de uso restrito. Após a prisão, foram encaminhados à audiência de custódia.