A vereadora Tuti Lopes (Podemos), de Boa Vista, morreu nesta quarta-feira (15), aos 41 anos, após lutar contra um câncer de ovário. A confirmação foi feita pela Câmara Municipal, que decretou luto oficial de três dias.
Tuti era natural de Boa Vista e formada em Direito pela Universidade Paulista (Unip), em Brasília. Advogada, presidia o Podemos Mulher em Roraima e integrava a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima. Era filha do ex-deputado federal Édio Lopes e mãe de um menino.
Eleita em 2020, ela estava no segundo mandato como vereadora. O afastamento das funções legislativas ocorreu em novembro de 2022, quando iniciou o tratamento contra o câncer. Em 2023, voltou às atividades e foi recebida com aplausos.
Durante o tratamento, o prefeito Arthur Henrique (MDB) e pelo menos 15 vereadores rasparam a cabeça em apoio a Tuti Lopes. A ideia surgiu durante uma sessão no plenário da Câmara Municipal.
O corpo de Tuti Lopes deve ser sepultado neste sábado (18), em Mucajaí, no sul de Roraima, onde ela viveu até a adolescência. O velório está previsto para acontecer na Câmara Municipal de Boa Vista.