Um homem foi preso nesta sexta-feira (10) transportando 11,6 kg de ouro escondidos dentro de um veículo na BR-174, em Boa Vista. A apreensão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante abordagem no km 491 da rodovia.
As 20 barras de ouro maciço estavam avaliadas em cerca de R$ 8 milhões. Segundo a PRF, o flagrante foi resultado de uma ação de inteligência voltada ao combate de crimes ambientais e ilícitos transnacionais.
A operação integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), coordenado pelo governo federal com foco no combate ao garimpo ilegal e à exploração em áreas protegidas da Amazônia Legal.
A PRF informou que, das três maiores apreensões de ouro realizadas no contexto do plano, duas ocorreram em Roraima. O Estado tem se consolidado como corredor de escoamento de ouro com origem suspeita, geralmente extraído de garimpos ilegais.
Com a nova apreensão, a quantidade total de ouro confiscada no âmbito do Plano AMAS já ultrapassa 150 kg — um valor estimado em mais de R$ 100 milhões.