O grupo J&F solicitou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorização para comprar a Roraima Energia, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia elétrica em todo o Estado. A negociação envolve a compra de 100% das ações da empresa, hoje controlada pelo grupo Oliveira Energia.
A aquisição será feita por meio da Futura Venture Capital Participações, ligada à holding da família Batista. A proposta foi protocolada como notificação pública e argumenta que não há riscos concorrenciais significativos envolvidos.
“A operação representa uma boa oportunidade para a expansão das atividades do Grupo J&F no setor elétrico”, diz o documento. “Para o Grupo Oliveira Energia, a operação está alinhada aos seus planos de desinvestimento.”
A J&F reforça que atua nos segmentos de geração e comercialização de energia, enquanto a Roraima Energia é exclusivamente distribuidora. O grupo afirma ainda que, mesmo após a operação, sua participação no mercado de distribuição não superará 3% no cenário nacional.
A companhia já controla a Amazonas Energia, que atende o estado vizinho, além de operar a Âmbar Energia, responsável por uma capacidade instalada de 4,1 GW. Em 2024, o grupo também comprou 12 usinas termelétricas da Eletrobras.
Com informações do Valor Econômico