Uma descoberta geológica em Caracaraí, no interior de Roraima, pode representar o início de um novo ciclo econômico para o Estado e para o país, segundo o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

A afirmação foi feita nesta quarta-feira (3), após a divulgação de estudos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) sobre a presença de minerais estratégicos no chamado Complexo Minerário Barreira.

A área privada analisada tem mais de 100 mil hectares, e os dados preliminares indicam que ali pode estar a maior concentração de terras raras do planeta. Esses elementos são essenciais para a fabricação de painéis solares, celulares, veículos elétricos, turbinas e equipamentos militares.

“Assim como outras regiões tiveram seus momentos de crescimento com ciclos econômicos específicos, chegou a vez de Roraima. O Brasil pode se tornar uma potência global na produção de minerais estratégicos”, declarou o senador.

Mecias defendeu que o governo federal adote uma abordagem estruturada, com legislação, fiscalização e planejamento de longo prazo, para garantir que a exploração traga benefícios econômicos e sociais, com risco ambiental minimizado pela localização remota da jazida.

As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias como celulares, turbinas eólicas, painéis solares, veículos elétricos e sistemas de defesa.