Nesta quarta-feira (3), a Polícia Civil de Roraima (PCRR) integrou a Operação EBDOX, deflagrada nacionalmente pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para combater um esquema criminoso que movimentou mais de R$ 1 bilhão em 2024 com estelionato virtual.

A operação, que envolveu também os estados do Paraná, Bahia, Mato Grosso, São Paulo e Distrito Federal, contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Boa Vista. Os delegados Wesley Costa, Carla Gabriela Paullain e Pedro Ivo estiveram à frente da ação, com o reforço de quatro policiais civis do DF.

O grupo criminoso atuava por meio da plataforma falsa de investimentos EBDOX, prometendo altos retornos em criptomoedas. Para atrair vítimas, utilizavam grupos de WhatsApp com falsas autoridades acadêmicas. Ao tentarem sacar os recursos, as vítimas recebiam ordens falsas da Polícia Federal, exigindo o pagamento de caução para liberação dos valores.

O esquema era liderado por chineses que recrutavam brasileiros para gerenciar a fraude. O dinheiro obtido era lavado com a compra de criptoativos, créditos de carbono e exportações ilegais para a Venezuela.

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em todo o país, três prisões temporárias e bloqueio de bens e valores.