Boa Vista liderou o crescimento populacional entre as capitais do país entre 2024 e 2025, com avanço de 3,26%, de acordo com estimativas divulgadas nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.

A capital de Roraima passou a ter 485,5 mil moradores. O instituto atribui o crescimento ao fluxo migratório, especialmente à chegada de venezuelanos.

Essas estimativas populacionais são atualizadas anualmente e servem de base para repasses federais, políticas públicas e planejamento urbano. Elas utilizam como base o Censo Demográfico de 2022 e dados complementares.

Em segundo lugar no crescimento proporcional ficou Florianópolis (1,93%), seguida por Palmas (1,51%) e Cuiabá (1,31%). Cada uma tem contextos distintos: a capital catarinense também recebe imigrantes internacionais; a capital mato-grossense cresce por migração interna; e Palmas mostra desaceleração após forte expansão em décadas anteriores.

Já as capitais com redução populacional foram Salvador, Natal, Belém, Porto Alegre e Belo Horizonte. Segundo o IBGE, nessas cidades, o crescimento da população tem se transferido para municípios do entorno metropolitano.