O recuo do nível do Rio Branco trouxe de volta um dos principais atrativos de Boa Vista: as praias urbanas e os balneários. Com o forte calor e o retorno da estiagem, moradores voltaram a frequentar as margens do rio nos últimos dias. Porém, a Defesa Civil Municipal alerta que ainda é necessário manter os cuidados.
Durante o mês de julho, a cidade enfrentou chuvas intensas, que elevaram o nível do Rio Branco a quase 8 metros — muito próximo da cota de alerta. Com a diminuição das chuvas, o rio agora apresenta nível mais baixo, próximo de 4 metros, segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).
As equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal continuam atuando nas áreas de banho, oferecendo orientações e patrulhamento nos horários de maior movimento, especialmente aos fins de semana.
“Mesmo com a liberação natural das praias, ainda é fundamental manter o cuidado. As águas permanecem turvas, com correntezas escondidas. Crianças devem ser monitoradas de perto e o consumo de álcool nas áreas de banho deve ser evitado”, alertou a agente Flávia Cantanhede.
Vidros, garrafas e objetos cortantes também são proibidos na areia e dentro do rio. Além de prestar apoio em balneários, a Defesa Civil tem papel essencial no atendimento a desastres naturais, como enchentes e estiagens, e atua com 26 agentes.