Com mais de US$ 102 milhões movimentados entre 2019 e 2024, Roraima alcançou o terceiro lugar no ranking nacional de exportações para a Guiana, de acordo com a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan). O Estado tem ampliado sua participação de forma estratégica no comércio exterior com o país vizinho.

Somente no primeiro semestre de 2025, Roraima já exportou US$ 21,79 milhões, impulsionado principalmente pelo agronegócio. Produtos derivados de soja lideram as vendas, seguidos por carnes, máquinas e milho.

O milho tem ganhado destaque: Roraima foi responsável por praticamente todo o volume (99,6%) exportado do Brasil à Guiana no ano.

Para o governador Antonio Denarium (PP), a performance comprova o potencial logístico e econômico do Estado.

“Cada container que sai representa emprego e renda para a população”, afirmou.

Segundo o secretário de Planejamento, Rafael Fraia, os números indicam que Roraima está no caminho certo para se firmar como um polo de exportações do Norte do país.

“Com infraestrutura e foco em cadeias de alto valor agregado, temos um futuro promissor”, disse.

As importações também mostram a força da parceria: 81% das compras roraimenses da Guiana são de fertilizantes, fundamentais para a produção agrícola local.