Roraima dará um passo importante na qualificação de sua rede de saúde básica com a chegada de 39 conjuntos de equipamentos médicos, fruto de um investimento de R$ 7,3 milhões do Ministério da Saúde. A medida integra o PAC Saúde 2025 e tem como objetivo fortalecer a estrutura das UBSs em 14 municípios, com impacto direto para cerca de 700 mil roraimenses.

Os equipamentos fazem parte de um esforço nacional coordenado pela AgSUS para modernizar o atendimento nas unidades básicas do SUS. A licitação para compra dos itens foi publicada no Diário Oficial da União em 4 de agosto e a abertura das propostas ocorre nesta segunda-feira (18).

Entre os aparelhos que compõem cada combo estão ultrassom portátil, eletrocautério, câmara fria para vacinas, cadeira de rodas, otoscópio digital e kits para telessaúde. No total, o governo federal vai adquirir 180 mil equipamentos, distribuídos em 10 mil combos.

Segundo a secretária Ana Luiza Caldas, o foco do novo PAC Saúde é melhorar a porta de entrada do SUS.

“Equipar bem as UBSs é essencial para oferecer um atendimento eficaz, universal e resolutivo”, disse.

A entrega dos equipamentos está prevista para iniciar em novembro de 2025. O processo de escolha dos itens foi precedido de uma consulta pública com especialistas e representantes da indústria, conduzida pela AgSUS entre maio e junho.