O ex-prefeito de Iracema Jairo Ribeiro (Republicanos) foi preso em flagrante, nesta sexta-feira (1º), durante a Operação Voto de Cabresto, deflagrada pela Polícia Federal. Ele é acusado de corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Durante a ação, a PF encontrou dinheiro em espécie e uma lista de eleitores, o que, segundo os investigadores, reforça a suspeita de que o ex-prefeito liderava um esquema de compra de votos. A investigação apura a movimentação irregular de cerca de R$ 400 mil.

Além de Ribeiro, foram alvo da operação a atual prefeita Marlene Saraiva (Republicanos), dois vereadores reeleitos e um cunhado da gestora.

A Polícia Federal apurou que os recursos eram repassados via Pix com o uso de empresas de fachada. Parte do dinheiro era entregue diretamente a eleitores, que eram obrigados a filmar o momento do voto como forma de garantir apoio político.

Jairo Ribeiro foi encaminhado para a Superintendência da PF em Boa Vista e deve passar por audiência de custódia nas próximas horas.