A Polícia Civil de Roraima (PCRR), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), realizou nesta terça-feira (29) a Operação Vitrine Fake, para combater um esquema de fraude eletrônica cometido por meio de rede social. A ação contou com apoio de policiais civis cearenses e foi realizada em Fortaleza e Horizonte, no Ceará.
O foco da operação foi um casal de 19 e 23 anos, acusado de operar o perfil @rr_importss___, no Instagram. Com mais de cem mil seguidores, o perfil simulava ser uma loja virtual e anunciava a venda de celulares a preços abaixo do mercado. As vítimas, após efetuarem o pagamento, não recebiam os produtos.
A investigação teve início em fevereiro deste ano, com registros de estelionato em Roraima. Posteriormente, surgiram indícios de vítimas também em outros estados, como Pernambuco e Pará. Os mandados foram expedidos pela Justiça e resultaram na apreensão de celulares e equipamentos eletrônicos.
O delegado Eduardo Patrício destacou que a fraude se aproveitava do alcance das redes sociais.
“Era uma fachada com aparência profissional, mas por trás havia uma estrutura criminosa”.
O perfil foi suspenso por ordem judicial, e a polícia orienta possíveis vítimas a registrarem boletim de ocorrência pelo telefone (95) 98410-4846.