A tradicional quadrilha Eita Junino sagrou-se campeã do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas 2025 após uma disputa histórica com a Garranxê. Ambas receberam nota máxima em todos os critérios avaliados, empatando inclusive nos critérios de desempate. O título foi decidido pela contagem das notas descartadas, favorecendo a Eita Junino.

O concurso, realizado durante o São João no Parque Anauá, contou com 28 quadrilhas nos grupos Emergente, de Acesso e Especial. As apresentações, com duração entre 20 e 35 minutos, foram avaliadas em nove critérios definidos em conjunto com os grupos participantes e a Secretaria de Cultura.

Com esse título, a Eita Junino também completou a “tríplice coroa”, tendo vencido o Boa Vista Junina e o Nacional em Canaã dos Carajás (PA). A diretora Larissa Thuany ressaltou o simbolismo da conquista.

“É um reconhecimento de anos de trabalho, dedicação e paixão.”

No Grupo de Acesso, a quadrilha Coração Caipira brilhou ao trazer a fé dos ribeirinhos da Amazônia, emocionando o público com uma narrativa rica em elementos culturais e crítica ambiental. Ela e a Namoro Caipira garantiram vaga no Grupo Especial em 2026. Já Arrasta Pé e Guerreiros de Jorge foram rebaixadas.