A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Departamento de Turismo (Detur), promoveu entre 13 e 19 de julho uma semana de capacitação voltada para o turismo sustentável na Comunidade Taxí 2, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Pacaraima.
A iniciativa, que integra o Programa de Turismo em Terras Indígenas do governo de Roraima, envolveu 20 jovens em oficinas práticas e teóricas sobre etnoturismo, roteirização e identificação de atrativos naturais.
“Foi uma formação completa, com foco no turismo responsável e sustentável. Os jovens aprenderam sobre o que é turismo, como formatar roteiros e como identificar recursos naturais que podem ser visitados com segurança”, explicou o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito.
Durante as atividades, foram identificadas mais de 50 espécies de aves e locais de interesse para visitação, como a Cachoeira do Paracal. A próxima etapa do programa prevê capacitação em primeiros socorros, com apoio do Corpo de Bombeiros, e a construção coletiva de um plano de visitação turística para a comunidade.
A ação faz parte de um esforço governamental para promover a autonomia das comunidades indígenas por meio do turismo sustentável e de base comunitária.