Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Roraima, nesta quinta-feira (26), o Projeto de Lei nº 163/2025, que institui o Programa Roraima Escola em Tempo Integral (Preti).
A iniciativa, de autoria do governo do Estado, visa promover mudanças na estrutura das escolas públicas estaduais por meio da ampliação da carga horária e do fortalecimento do processo educativo. O projeto segue para sanção do governador Antonio Denarium.
O Preti será executado pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed) e atende a determinações do Ministério da Educação (MEC), que recomenda a adoção de escolas em tempo integral como estratégia de melhoria da qualidade da educação pública.
A proposta é que os estudantes tenham ao menos sete horas diárias de atividades escolares, em turno único, totalizando 35 horas por semana.
Além da ampliação do tempo de permanência, o programa inclui mudanças pedagógicas, com atividades orientadas e foco no desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.
O novo modelo será implementado de forma gradual e deve alcançar metade das unidades escolares da rede estadual.