O curta-metragem “Poesia da Luz Vermelha: Versos de Sangue”, dirigido e roteirizado pela escritora e realizadora Eliza Menezes, estreia nesta terça-feira (17) nas plataformas digitais. A obra reflete sobre saúde mental por meio da videopoesia e é fruto de uma produção 100% roraimense.
O filme tem apoio da Lei Paulo Gustavo, com recursos viabilizados pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Prefeitura de Boa Vista, Ministério da Cultura e governo federal.
“Esse projeto nasceu da vontade de transformar textos literários em obras audiovisuais. Este é o terceiro filme do projeto ‘Poesia da Luz Vermelha’, mas é o primeiro que foca na saúde mental, trazendo à tona questões delicadas e urgentes”, explica Eliza.
“Poesia da Luz Vermelha: Versos de Sangue” é o segundo filme dirigido por Eliza Menezes que integra a cadeia produtiva do audiovisual desde 2020. Com outros trabalhos como atriz e roteirista, Eliza comenta sobre a oportunidade trazida pela Lei Paulo Gustavo para que novos realizadores possam produzir seus filmes com o apoio do Estado.
“As leis de fomento são fundamentais para o desenvolvimento da arte em qualquer lugar do Brasil. Fico feliz pela oportunidade que me foi dada pela Lei Paulo Gustavo, gerida pela Fetec e Prefeitura de Boa Vista, de mostrar, com esse projeto, meu trabalho como escritora e realizadora audiovisual”, afirma.
Além de abordar temas sensíveis, o curta presta homenagem ao ator Anderson Nascimento, amigo pessoal da diretora, que faleceu no fim do ano passado.
“Ele faria parte do elenco. É uma maneira de eternizar a importância dele na minha vida e no cenário artístico de Roraima”, destaca Eliza, emocionada.
A obra estará disponível no YouTube, no canal Dois Gatos Pretos, e nas redes sociais da artista, com versões acessíveis — incluindo libras e legendas.