Duas pessoas foram presas no domingo (8) em Normandia, interior de Roraima, por suspeita de exercício ilegal da medicina e propaganda enganosa. As prisões ocorreram após a Polícia Civil receber denúncia sobre a presença de um suposto oftalmologista oferecendo consultas e vendendo óculos no município. As informações foram divulgadas na noite desta segunda-feira (9).

O principal suspeito, de 37 anos, realizava atendimentos e emitia receitas oftalmológicas sem possuir formação médica. Conforme a polícia, ele apresentou um certificado de técnico em optometria e afirmou que cobrava apenas pelas lentes, não pela consulta ou armações.

Durante a abordagem, os policiais apreenderam 164 óculos completos (armações e lentes), um autorrefrator digital, foróptero, carimbos e outros equipamentos típicos de consultórios oftalmológicos. A lista de pacientes indicava que ao menos 30 pessoas estavam agendadas para o atendimento.

Outro suspeito, de 28 anos, também foi preso. Ele se identificou como assistente do técnico e organizador da ação. Justificou a atividade dizendo que Normandia carece de estabelecimentos ópticos e serviços de saúde especializados.

Ambos foram autuados em flagrante com base no Código Penal e no Código de Defesa do Consumidor. Após pagamento de fiança, os dois foram liberados para responder ao processo em liberdade.