A Polícia Civil de Roraima (PCRR) cumpriu, em apenas 48 horas, quatro mandados de prisão como parte da Operação Protetor de Fronteiras e Divisas. A ação foi executada por equipes da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), com coordenação do Departamento de Operações Especiais (Dopes) e comando do delegado Alexandre Matos.

Entre os casos, está a prisão de um homem de 39 anos, por crime de perseguição. A vítima, sua ex-companheira, procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) após ser insistentemente importunada, mesmo após o fim do relacionamento. Segundo o boletim de ocorrência, ela recebia mais de 80 ligações por dia, feitas de números diferentes. Com base na representação da delegada Carolina Huppes Cavalcante Braga, a Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito, que foi localizado e preso no bairro Asa Branca, zona oeste de Boa Vista.

Outro mandado foi cumprido no bairro Nova Cidade, na mesma região da cidade, onde um jovem de 24 anos foi preso por estupro de vulnerável. O crime ocorreu em 2023. A vítima era sua cunhada de apenas 10 anos, que morava temporariamente com ele e a irmã. Os abusos aconteceram repetidamente, segundo o relato judicial. O acusado foi condenado a 12 anos e 9 meses de reclusão em regime fechado.

O terceiro caso resultou na prisão de um homem de 51 anos realizada no próprio Fórum Criminal de Boa Vista, logo após ele ser condenado pelo Tribunal do Júri a 19 anos e 3 meses de prisão. O réu foi considerado mandante de um homicídio ocorrido em 2010, cuja vítima, Vilmar Moreira Teixeira, foi executada a tiros para encobrir outro crime.

A quarta prisão ocorreu no bairro Senador Hélio Campos, zona oeste da capital, onde um indivíduo de 38 anos foi detido após ser condenado por abuso sexual da enteada, uma criança de 8 anos. O crime aconteceu em 2022, quando a mãe da menina saía para trabalhar. A criança revelou os abusos à professora. O réu foi condenado a 14 anos de prisão, com agravante por exercer autoridade sobre a vítima.

Segundo a diretora do Dopes, Cândida Magalhães, a operação demonstra o empenho da Polícia Civil em dar cumprimento aos mandados e garantir que crimes graves não fiquem impunes.

“Ao longo desta semana, efetuamos a prisão de oito pessoas. A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate à criminalidade, especialmente aos crimes que violam a dignidade das vítimas, atuando de forma integrada com o Ministério Público e o Judiciário para garantir justiça e segurança à sociedade roraimense”, afirmou a diretora.