Com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o Ministério da Educação (MEC) está investindo R$ 237,3 milhões em Roraima para fortalecer a infraestrutura da educação básica entre 2023 e 2027.

O valor está sendo aplicado em cinco obras de escolas e creches, além da aquisição de quatro ônibus escolares. Segundo o MEC, a medida busca ampliar a capacidade da rede pública e melhorar as condições físicas das unidades de ensino.

Formação e valorização docente

Em 2025, o MEC lançou o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações voltadas à formação e ao ingresso de docentes nas redes públicas de ensino.

Uma das iniciativas é a Prova Nacional Docente (PND), que contou com mais de cinco mil inscritos em Roraima em sua primeira edição. O exame foi criado com o objetivo de estimular concursos públicos e ampliar o número de professores nas redes públicas.

Outra frente é o Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece bolsa mensal de R$ 1.050 a estudantes com nota igual ou superior a 650 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ingressem em cursos presenciais de licenciatura. Em Roraima, 14 estudantes foram contemplados.