A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) alertou a população sobre um golpe em que criminosos se passam por defensores públicos para obter dinheiro de pessoas atendidas pela instituição.

No golpe, conhecido como “golpe do falso advogado”, os criminosos entram em contato informando que houve uma decisão favorável no processo da vítima. Em seguida, solicitam dados pessoais e pedem depósitos ou transferências bancárias para liberar um suposto valor.

A corregedora-geral da DPE-RR, defensora Lenir Rodrigues, afirmou que a situação preocupa porque os golpistas apresentam informações detalhadas sobre os processos.

“Isso faz com que a pessoa confie no contato. Por isso, é fundamental confirmar qualquer informação diretamente com a defensoria”, alertou.

Lenir reforçou que nenhum serviço da Defensoria Pública envolve cobrança.

“Não pedimos dinheiro, não solicitamos depósitos ou dados bancários. Qualquer pedido nesse sentido é golpe”, disse.

A defensoria orienta que, ao receber esse tipo de contato, a pessoa não forneça informações pessoais, não realize pagamentos e procure os canais oficiais da instituição para confirmação.

A orientação é que a pessoa não forneça informações pessoais, não faça pagamentos e entre em contato com a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), pelo WhatsApp (95) 98419-7540, ou pelo telefone 129, do Alô Defensoria, para verificar a situação.

No interior, a DPE-RR está presente nos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá.