A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que as vendas de Natal devem movimentar cerca de R$ 152,5 milhões em Roraima. A avaliação, feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RR), indica retração leve de 0,4% em relação ao ano anterior, mas aponta o segundo maior faturamento da série histórica iniciada em 2007.
De acordo com o economista Fábio Martinez, a diferença corresponde a cerca de R$ 500 mil a menos no faturamento. Ele destaca que hiper e supermercados devem concentrar 43,3% das vendas, seguidos pelos setores de vestuário, calçados e acessórios, com 31,4%, e utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 12%.
Apesar do desempenho positivo esperado para dezembro, o varejo acumula queda de 2,1% no ano. Para a Fecomércio/RR, o resultado reflete perdas registradas em meses anteriores.
A expectativa para o mercado de trabalho é de abertura de aproximadamente 270 vagas temporárias, alta de 3,2% em comparação a 2024. O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio em Roraima, levantado em outubro, mostra que 73,6% dos entrevistados pretendem contratar funcionários para o período natalino.
