A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) concluiu nesta quarta-feira (29) as diligências da Operação Cerco Fechado, que investigou a participação de pessoas que prestaram auxílio à fuga de quatro detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), ocorrida em 2 de setembro de 2024.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Boa Vista, Cantá, Rorainópolis e no Amazonas, em conjunto com a Polícia Civil local. Celulares, documentos e outros materiais foram apreendidos e servirão para aprofundar a investigação sobre a rede criminosa ligada à facção Comando Vermelho.
Os detentos envolvidos são Kaique Almeida Vieira, Moisés Farias Pinho, Natanael Araújo de Mesquita e Thiago Edward Cândida Dias. Três foram recapturados em 21 de setembro, em Santa Maria do Boiaçu, e o quarto foi preso pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) recentemente.
Entre os investigados está uma enfermeira de 44 anos, responsável por transportar os fugitivos da Vila Central, no Cantá, até Nova Colina, em Rorainópolis, e atuar como peça operacional do grupo, armazenando armas, distribuindo drogas e repassando valores ligados ao tráfico. Outras 14 pessoas, incluindo servidores públicos e membros da facção, também foram identificadas como participantes da rede de apoio.
No Amazonas, quatro dos seis alvos foram localizados, tendo celulares e documentos apreendidos. Um deles foi preso em flagrante ao tentar destruir um aparelho. Uma jovem de 23 anos, residente no Amazonas, não foi encontrada e estaria no Rio de Janeiro.
O delegado Wesley Costa de Oliveira ressaltou que a operação foi fundamental para mapear a estrutura de apoio à fuga.
“Desde pessoas que trabalham em órgãos públicos até faccionados que forneciam mantimentos, combustível e armas, todos que prestaram auxílio estão sendo investigados.”
