Um jovem de 27 anos foi preso nesta sexta-feira (10) em Pacaraima, norte de Roraima, durante uma operação nacional de combate ao abuso sexual infantojuvenil on-line. A prisão aconteceu após rastreamento digital conduzido por equipes especializadas que identificaram o envolvimento do suspeito com o armazenamento do conteúdo criminoso.

A ação faz parte da Operação Pharos 2, coordenada pela Polícia Civil do Paraná, com apoio das polícias civis de 17 estados, do Distrito Federal e de órgãos internacionais. Em Roraima, a operação foi executada pela delegacia de Pacaraima e pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil.

O jovem mora na Comunidade Sorocaima. No celular dele foram encontrados vídeos e fotos de meninas que aparentam ser menores de idade. O delegado Robin Felipe, responsável pela operação, afirmou que o suspeito foi autuado em flagrante por crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com a entrada em vigor da Lei 14.811/2024, o armazenamento desse tipo de conteúdo é considerado crime hediondo, sem direito à fiança. O investigado será apresentado em audiência de custódia ainda nesta sexta-feira. O celular será encaminhado para análise técnica.

A investigação teve início no Paraná, a partir da análise de um dispositivo eletrônico. A partir disso, foram identificados suspeitos em vários estados. A operação conta com apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e da Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos.