A entrada de Roraima no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi consolidada com a exportação de 27 megawatts (MW) de energia no domingo (21), um marco que indica que o Estado produziu mais do que a demanda. O feito foi possível graças à energização do Linhão Manaus–Boa Vista, projeto de R$ 3,3 bilhões que transformou a infraestrutura energética local.

“O que estamos vendo é só o começo. A possibilidade de exportar energia vai mudar a lógica de desenvolvimento de Roraima”, afirmou Aluízio Nascimento, secretário de Atração de Investimentos.

Com o novo cenário, setores como data centers, frigoríficos e agroindústrias já sinalizam interesse em operar no Estado. A localização estratégica também favorece exportações para países vizinhos como Venezuela, Colômbia e Guiana, além do mercado do Caribe, com mais de 60 milhões de consumidores.

Outro diferencial apontado é a conectividade. Segundo Nascimento, há possibilidade de levar para o Estado cabos de fibra ótica internacionais que chegam à Guiana, ampliando a infraestrutura digital do Norte do Brasil.