O transporte ilegal de 41 aves ornamentais terminou com a prisão do responsável pela carga em Rorainópolis, no sul de Roraima. O flagrante ocorreu na terça-feira (23) durante uma fiscalização no posto do Jundiá, na divisa com o Amazonas.
Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) identificaram adulterações em documentos apresentados pelo motorista. A Guia de Trânsito Animal (GTA) era de 2024, mas teve informações como destino, nome do proprietário e CPF alterados. O atestado sanitário também foi considerado falso.
“A guia foi adulterada em várias partes, o que invalida todo o processo de transporte legal”, afirmou Yngrid Mota, médica veterinária da Aderr.
O proprietário das aves foi conduzido à delegacia de Rorainópolis e deve responder por falsificação de documento oficial, crime previsto no Código Penal Brasileiro (CPB). O outro homem que acompanhava a carga também foi detido.
A carga foi apreendida por estar em desacordo com as exigências sanitárias, o que pode comprometer a segurança da avicultura local.