Uma operação integrada de combate ao garimpo ilegal desativou no sábado (20) uma pista de pouso clandestina e uma oficina de manutenção de aeronaves em Iracema, sul de Roraima. Os locais funcionavam como apoio logístico para atividades ilegais no interior da Terra Indígena Yanomami.

Durante a ação, forças de segurança interceptaram uma aeronave que tentava decolar. O piloto foi preso no local, assim como outras duas pessoas que atuavam na manutenção de aviões usados por garimpeiros. Uma caminhonete também foi apreendida.

A pista ficava escondida em área de mata, dificultando o monitoramento aéreo. A oficina clandestina, localizada nas proximidades, estava equipada com fuselagens, tambores de combustível e compressores.

O diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, afirmou que ações como essa têm como meta proteger os territórios indígenas.

“Estamos focados em impedir que equipamentos e insumos cheguem ao interior da Terra Yanomami. Isso enfraquece o garimpo ilegal e contribui para preservar a região”, disse.

O Ibama foi acionado para destruir as aeronaves e equipamentos. A PRF levou os presos à delegacia. A operação envolveu PRF, Força Nacional, ANTT, Anac, Ibama e Polícia Judiciária.