A Defesa Civil de Roraima realiza neste sábado (20), às 14h30, o primeiro teste do sistema “Defesa Civil Alerta”, ferramenta que envia mensagens de emergência diretamente para os celulares da população. O teste acontece em um shopping na zona oeste de Boa Vista e abrange moradores de Boa Vista, Bonfim, Amajari e São João da Baliza.

A partir de quarta-feira (24), o sistema será expandido para todos os municípios do Estado.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Anderson Carvalho de Matos, a ferramenta vai informar sobre riscos como enchentes, incêndios, deslizamentos e outras ocorrências emergenciais.

“Os moradores receberão alertas sonoros e mensagens com orientações sobre como se proteger”, explicou.

A apresentação do sistema foi feita nesta sexta-feira (19), em coletiva de imprensa no quartel do Corpo de Bombeiros. O evento contou com a presença de técnicos da Defesa Civil do Piauí e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que integra a Defesa Civil Nacional.

Segundo Tiago Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, não é necessário ter internet ou fazer cadastro para receber os avisos.

“Basta ter um celular fabricado a partir de 2020 e estar em uma área com cobertura 4G ou 5G”, disse.

O sistema utiliza a tecnologia cell broadcast, considerada uma das mais modernas para envio de alertas públicos. Já em operação no Sul, Sudeste e Nordeste, a ferramenta agora está sendo implementada também na Região Norte.