O governador Antonio Denarium anunciou nesta quinta-feira (18) a entrada definitiva de Roraima no Sistema Interligado Nacional (SIN), com a ativação completa do Linhão de Tucuruí. O fornecimento de energia começou a funcionar oficialmente após a conclusão dos testes realizados desde 13 de setembro.

“Hoje começa o primeiro dia oficial da energia do Linhão de Tucuruí para Boa Vista”, disse Denarium, em entrevista ao site Poder360. A ligação acontece antes do previsto, já que o governo federal estimava o fim das obras apenas para dezembro.

Com o novo cenário, o governador afirmou que o Estado ganha um diferencial competitivo no ambiente de negócios.

“As instabilidades em Roraima, a partir de hoje, são coisa do passado. Estamos de braços abertos para receber investidores de todo o Brasil”, declarou.

Até 2018, toda a energia consumida em Roraima vinha de termelétricas movidas a diesel e da Venezuela. O fornecimento instável resultava em constantes apagões — foram 84 naquele ano. Já em 2024, o número caiu para quatro, segundo dados da Roraima Energia.

Agora, a energia do linhão representa 55% da matriz local, enquanto os outros 45% vêm de fontes como gás natural, biomassa e pequenas térmicas. Denarium também destacou que a energia gerada no Estado atualmente é majoritariamente limpa e renovável.

“Diferente de 2018, quando tínhamos 100% da energia gerada por termelétricas a óleo diesel, hoje temos uma matriz limpa. Quem ganha é o Brasil”, afirmou.

O governador destacou que a tarifa, por ser definida com base em média nacional, não deve cair imediatamente, mas pode ter redução no médio prazo.

“Temos a expectativa de que o custo da energia elétrica fique mais barato com o tempo”, disse.

Denarium aproveitou para citar o crescimento das exportações de Roraima, que, segundo ele, saltaram de US$ 14,9 milhões em 2018 para aproximadamente US$ 2 bilhões em 2025.

“De um Estado quebrado, nos tornamos um modelo de crescimento econômico e geração de empregos”, concluiu.

Com informações de Guilherme Waltenberg/Poder360