Haylan Maik de Sousa, de 26 anos, foi preso nesta quinta-feira (11), em Samambaia Norte, no Distrito Federal, suspeito de ter participado de um furto milionário em uma joalheria de shopping em Boa Vista, ocorrido em maio. Ele estava foragido e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Roraima.
A prisão foi feita por policiais militares do 52º Batalhão da PM de Santo Antônio do Descoberto (GO), após trabalho de inteligência. O suspeito foi encontrado escondido em uma residência e encaminhado à 26ª Delegacia de Polícia.
Haylan é apontado como integrante da quadrilha “Piratas dos Shoppings”, grupo criminoso originário de Goiás que percorre o país cometendo furtos a lojas em centros comerciais. Em Boa Vista, Haylan e um cúmplice desativaram os sistemas de segurança e arrombaram o cofre de uma joalheria durante a madrugada. Ambos saíram pela manhã como se fossem clientes.
Um mês depois, ele foi detido em Sergipe ao tentar praticar novo furto, mas acabou solto antes que o mandado de prisão expedido em Roraima fosse cumprido. Agora, voltou a ser preso.